Tratamentos para manchas na pele

0

Conheça alguns tipos de manchas na pele e como tratá-las

Tratamentos para manchas na pele

Elas podem estar no rosto, na perna, barriga, braços, mãos, pés… As manchas da pele sempre costumam aparecer sem avisar e incomodam bastante. Diversas podem ser suas causas, mas quase sempre há um consenso: quando elas aparecem a gente quer logo eliminá-las. E como fazer isso? Mostramos nesse artigo alguns tipos de manchas e os tratamentos que podem ser eficazes no combate a elas. Confira:

Melasma: são aquelas manchinhas incômodas que podem aparecer, principalmente, por conta do sol. Elas aparecem mais escuras principalmente na região do braço e do rosto do paciente, o que gera incômodo em especial.

  • Tratamento: em primeiro lugar é essencial usar sempre o filtro solar. Além de ele proteger você de doenças como o câncer de pele, o filtro ainda a ajuda a evitar queimaduras e até mesmo os melasmas.

 

Manchas na pele durante a gravidez: durante a gravidez é muito comum o corpo passar por várias mudanças, principalmente por conta dos níveis hormonais em alta. E não é diferente com a pele. Devido ao aumento do hormônio que produz a melanina (chamado de melanócito-estimulante) pode ser natural que nos meses finais da gestação e provocar manchas como o melasma no rosto. Também é comum notar o escurecimento de algumas áreas como da linha negra (lista que fica na barriga), mamilos e axilas.

  • Tratamento: pode ser inevitável o aparecimento de melasmas ou escurecimento de algumas partes do corpo da mulher durante a gestação, mas essas manchas podem piorar com a exposição ao sol sem proteção do filtro solar. O ideal é sempre se proteger. Após o nascimento do bebê, o escurecimento da pele tende a desaparecer e aos poucos o melasma também. Caso persista, o ideal é fazer um tratamento com a dermatologista, que pode inclusive ser à base de cremes, medicamentos ou peelings.

Manchas por idade:

nosso corpo muda bastante conforme a idade e a pele é uma das que mais sofrem mudanças. As rugas se tornam aparentes e as manchas também. Geralmente as manchas de idade são escuras e costumam aparecer nas mãos, no rosto ou em outras partes do corpo. Elas são causadas, principalmente, por conta da hiperpigmentação da pele em algumas regiões. E também podem aparecer mais precocemente diante da exposição solar, sem proteção.

  • Tratamento: existem muitos tratamentos para as manchas causadas pela idade. Geralmente podem ser procedimentos estéticos feito a laser ou peelings. Ou procedimentos com medicamentos indicados pela dermatologista, alguns dele a base de ácidos e de vitamina C (mas vale sempre ver para quem ele é contraindicado, porque esses produtos costumam ser fortes). Também não se esqueça de usar proteção solar, mesmo que para sair à rua. Não é só na praia que essa proteção funciona.

Micose:

A micose é bem incômoda. Além de causar uma coceira insuportável ela também pode deixar manchas na pele. E não falamos só da micose nos pés não. É possível também notar micose em outras partes do corpo, e nesses casos as manchas ficam ainda mais evidentes. O curioso é que o fungo causador da micose vive no nosso organismo, mas que pode se desenvolver além do normal e causar a micose.

  • Tratamento: é necessário tratar a micose com medicamento ou pomada antifúngica. Quem indica esse tipo de remédio é o dermatologista, já que alguns podem ter efeitos colaterais fortes. Geralmente, as pomadas devem ser aplicadas 2 vezes ao dia em um período médio de 3 semanas a um mês.

Mancha de queimadura:

Queimaduras causadas por acidentes domésticos ou outros tipos de acidentes mais graves podem deixar manchas na pele que, em geral, costumam sumir após o tratamento adequado. Mas, nem sempre o tratamento é feito da maneira adequada, o que pode fazer prolongar o tempo da permanência dessas manchas na pele.

  • Tratamento: logo após a queimadura é recomendável procurar imediatamente o atendimento médico. Pode ser que a região tenha que ficar protegida por faixas ou imobilizada, diante da sensibilidade da pele. Costuma ser recomendável também evitar a exposição solar, sem proteção e o uso de cremes clareadores, que devem ser indicados por um dermatologista. Se a mancha permaneceu depois de muito tempo o tratamento através de peeling costuma ser uma solução ou mesmo procedimentos a laser, sempre indicados por médicos.

Tratamentos para manchas na pele

Manchas causadas por cravos e espinhas: na adolescência é natural ver aparecer uma grande quantidade de espinhas e cravos no rosto. Mas, se eles aparecem em excesso ou são espremidos podem infeccionar e causar manchas no rosto vermelhas e que tardam a sair.

  • Tratamento: em primeiro lugar, é sempre bom fazer o que os dermatologistas recomendam e não sair estourando a espinha. A dermatologista costuma indicar o melhor tratamento para cada caso, de acordo com a gravidade. Podem ser indicados óleos ou cremes secativos. Também é bom usar sabonetes que aliviem a oleosidade.

Agora que você já sabe como pode tratar as manchas na pele fica mais fácil de cuidar quando esse for o assunto. No próximo artigo vamos falar sobre fibromialgia, um tema também super importante!

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: