Terapias alternativas: Mitos e Verdades

0

Saiba o que é bom apostar ou evitar quando o assunto são as terapias caseiras

Terapias alternativas: Mitos e Verdades

Remédios muitas vezes são extremamente necessários para algum problema de saúde que não tem outra maneira de ser curado. Mas, a gente sabe que eles sempre têm efeitos colaterais, sejam os mais leves como sono ou mesmo aqueles que incomodam mais, por exemplo, vômitos, náuseas, diarreias, aceleração dos batimentos cardíacos entre outros. Por isso, quando o mal- estar não é sério, e o médico autoriza, muita gente recorre a terapias alternativas, com soluções caseiras para melhorar. Mas muita gente ainda tem medo de recorrer a esse tipo de terapia, por conta de muitas dúvidas ao redor. Para deixar o medo de lado, fizemos uma lista de mitos e verdades sobre terapias alternativas. Confira:

 

 

Descanse para melhorar suas dores: MITO

Em alguns casos, quanto temos um forte dor de cabeça, barriga ou costas, somos aconselhados  a descansar para melhorar a dor. Realmente, em muitos casos o repouso é fundamental, mas não é uma forma de cura. Dores devem sempre ser investigadas, principalmente se são crônicas. O melhor é procurar um médico e não considerar que só o descanso trará a cura.

Chás podem aliviar a cólica menstrual: VERDADE

A cólica menstrual costuma ser uma dor muito incômoda que chega para muitas mulheres em todos os meses. A tortura é tanta, que muitas mal conseguem trabalhar ou fazer a atividade cotidiana. E como resolver a situação? Existem alguns remédios disponíveis na farmácia, mas antes de você recorrer aos químicos, pode tentar uma terapia alternativa, indicada pela vovó que é eficaz: chás que aliviam as cólicas. O chá de camomila, por exemplo, além de aliviar as cólicas, também funciona como um calmante ( o que já é eficaz para quem, além da cólica, está também com TPM) e anti-inflamatório natural. Vale também aquela dica de colocar uma bolsinha de água quente sob o abdômen.

Yoga ajuda a engravidar: MITO

Muitas mulheres ficam ansiosas pelo momento tão sonhado da gravidez e toda essa ansiedade pode atrapalhar na hora da fertilização realmente acontecer. Por isso, algumas associam práticas meditativas como da Yoga como algo que vai aumentar a fertilização. Mas isso não é verdade. Quando uma mulher tem dificuldade em engravidar deve ela, e seu parceiro, procurarem pelo médico para ver quais são os motivos de isso não acontecer, em alguns casos pode ser hormonal, em outros emocional, e ai a tranquilidade pode realmente ajudar só nesses casos, ou seja, a Yoga pode ajudar, mas não vai fazer você engravidar.

Terapias alternativas: Mitos e Verdades

É possível aliviar os sintomas de tosse em casa: VERDADE

Claro que estamos falando daquela tosse que vem acompanhada da gripe, e não vem acompanhada de febre, falta de ar, excesso de catarro, ou escarro com sangue. Mas a velha dica de chá de mel e limão, xarope de guaco ou chá de gengibre podem, sim, ajudar o catarro sair e a tosse melhorar. Mas vale lembrar que se a tosse for persistente ou vir associada a algum outro sintoma, vale procurar um médico.

Exercício físico alivia a ansiedade: VERDADE

Sim, sair do sedentarismo pode ajudar você a combater, além do sobrepeso também a ansiedade. O segredo é praticar atividade física regularmente para ver seu corpo aumentar os níveis de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ou seja, o exercício também pode ajudar a melhorar os sintomas da depressão, que pode vim junto com a ansiedade, além de aliviar o estresse cotidiano. Lembrando também que procurar um médico caso o seu sintoma esteja intenso é essencial.

Você pode tomar quantos florais quiser e por conta própria: MITO

Os florais, aquelas fórmulas que encontramos nas casas naturais e farmácias, podem ter muitas funções, entre elas a de aliviar sintomas da ansiedade. Mas não é para sair tomando vários só porque achou que pudesse fazer mais efeito. É essencial consultar primeiro uma pessoa que entenda sobre as fórmulas, para que ela possa te indicar as melhores para o seu caso. É essencial que essa pessoa também tenha condições de acompanhar seu caso e entender se o floral está mesmo fazendo efeito.

Chás podem melhorar a insônia: VERDADE

Alguns chás tem efeito calmante, que ajudam a relaxar o corpo e podem fazer o sono chegar. Tomar uma xícara pouco antes de dormir pode ser um bom estímulo para ter um sono mais tranquilo. Um dos chás que ajudam a combater a insônia é o chá de lúpulo ou mesmo de uma fruta conhecida por seu efeito calmante, o maracujá.

 

Agora você já sabe todos os mitos e verdades sobre as terapias alternativas, vale também pesquisar e consultar sempre seu médico sobre os remédios caseiros que decidir tomar. No próximo texto também damos uma dica super importante: como manter sua pele linda e jovem, não perca!

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: