Principais doenças do coração

0

Conheça as sintomas, causas e tratamentos das principais doenças cardíacas

O coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio para que as células no nosso organismo continuem funcionando. Mas, é no sistema cardiovascular que também podem acontecer os problemas de saúde mais sérios que podem ser fatais. As doenças cardíacas são hoje, inclusive, as líderes de no ranking de causas de morte no mundo. Nesse artigo, mostramos algumas das doenças do coração, seus sintomas e tratamentos.

 

 

Infarto

Principais doenças do coração

A doença acontece quando, por algum motivo, o sangue que é levado ao coração tem seu fluxo interrompido. Essa obstrução que impede a passagem do sangue pode ser causada por diversas razões entre elas: colesterol alto, sedentarismo e alto nível de gordura no corpo, triglicérides, uso de cigarro, estresse excessivo, alcoolismo, hipertensão e hereditariedade. O infarto é uma doença cardíaca que pode afetar homens e mulheres de todas as idades.

O infarto pode ser fatal e fazer alguns pacientes falecerem antes mesmo do socorro médico.  Quando não leva a óbito o infarto pode também deixar consequências no funcionamento do coração, como arritmias cardíacas.  O importante ao sentir qualquer sintoma do infarto é procurar no mesmo momento, com urgência, ajuda médico hospitalar. Fique atento a alguns dos principais sintomas do infarto:

  • Dores no braço esquerdo e no peito;
  • Falta de ar e sensação de palpitação;
  • Má digestão, náuseas e vômito;
  • Tontura, cansaço e suor frio;
  • Ansiedade

Outros sintomas também podem indicar o começo do infarto, mas esses são os principais observados.

 

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Principais doenças do coração

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como o derrame, pode ser causado por duas razões. Quando ele é chamado de isquêmico, o motivo está relacionado a falta de circulação de sangue em uma determinada área do cérebro, causada pela obstrução de veias e artérias.  Já se o AVC for do tipo Vascular Hemorrágico é um sangramento provocado pelo rompimento da artéria ou vaso sanguíneo. Esse rompimento pode acontecer por conta da hipertensão, coagulação no sangue ou algum tipo de trauma.

Entre os principais fatores de risco do AVC estão a alta pressão arterial, estresse, alcoolismo, estresse, histórico familiar, diabetes,  fumo, alto colesterol entre outras razões. O tratamento do Acidente Vascular Cerebral deve ser imediato, a qualquer um dos sintomas, assim como acontece no infarto, a vítima tem que ser levada às pressas para o pronto-socorro mais próximo. Uma cirurgia de emergência pode ser indicada.

O AVC pode deixar algumas consequências que comprometam a fala, por exemplo. Esse tipo de sequela não costuma ser reversível, mas é possível fazer tratamentos terapêuticos que tragam mais qualidade de vida. Os sintomas principais do AVC são:

  • Fraqueza facial (dificuldade de movimentar os lábios de um lado da boca);
  • Dificuldade para falar e se movimentar;
  • Visão embaçada, tontura e vertigem;
  • Dores de cabeça insistentes;
  • Dificuldade de engolir;
  • Formigamento e perda de sensibilidade no tato.

Observados qualquer um desses sintomas é importante procurar um médico imediatamente.

Arritmia

Principais doenças do coração

A sensação de que o coração está batendo em menor frequência ou que está rápido demais. Esses são os dois principais sintomas da palpitação ou arritmia cardíaca. Quando o ritmo das batidas é mais lento, a doença é chamada de bradicardia, já quando é mais rápido de taquicardia.

Os principais desencadeantes para a arritmia cardíaca são o fumo, álcool e algumas drogas que atuam como estimulante no organismo. Fazer exercícios físicos que demandem um esforço também além do normal pode provocar a taquicardia.

Na maioria das vezes as palpitações desaparecem e não apresentam riscos. Mas, se notar que as alterações nas batidas do coração são constantes, o melhor é consultar um médico, já que esse pode ser um fator decorrente do infarto.

 

Hipertensão arterial

Principais doenças do coração

A pressão alta pode ser observada em pessoas de todas as idades. Conhecida como hipertensão, a doença está ligada a força do sangue para circular entre as artérias, por razões de elas estarem mais estreitas. Essa pressão acaba fazendo mal para as artérias e forçando o coração. Por essa razão, os hipertensos são pessoas que têm maior tendência para apresentar doenças cardíacas.

Considera-se hipertensa uma pessoa que, em condições de repouso (sem estar fazendo atividade física), tem a pressão de 14 por 9. Um dos fatores principais para o aparecimento da pressão alta é a genética (filhos de hipertensos), mas é possível também notar que pessoas com excesso de peso, consumo exagerado de sal, sedentarismo, altos níveis de estresse e que fumam ou são alcóolatras.

O tratamento para hipertensão arterial pode variar, há casos em que é indicado o uso de medicamentos para o controle da pressão, e há outros em que a perda de peso, redução do sedentarismo e alimentação adequada pode ser suficiente para redução da pressão. Essa diferença nos tratamentos pode depender das causas e do quanto a pressão está alta, além de outros fatores analisados pelo médico cardiologista.

 

Agora você já conhece quais são as doenças cardíacas mais comuns e como elas podem se manifestar no organismo. Vale sempre lembrar que a consulta ao médico é extremamente importante para o tratamento, jamais se automedique ou ignore os sintomas.

Acompanhe nosso próximo artigo sobre  Checkup- Você já fez o seu?

 

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: