O que é a Trombose?

0

Saiba um pouco mais sobre as causas, sintomas e o tratamento da trombose

Inchaço e muita dor na perna, esses são apenas alguns dos sintomas que podem indicar uma doença bem conhecida, a trombose. Chamada originalmente de Trombose Venosa Profunda (TVP) a doença se caracteriza pela formação de um coágulo em veias, geralmente, das pernas. Embora seja ignorada por muitas pessoas, a trombose é uma doença séria que exige tratamento. Neste texto, vamos mostrar quais são as causas, sintomas e tratamentos para a trombose.

O que é a Trombose?

Causas da trombose

Basicamente um quadro de trombose acontece por conta da barreira que impede a circulação do sangue, geralmente nas pernas. Essa “barreira” é o coágulo, que aparece nas veias, causando inclusive o inchaço e a aparência escura da região. Mas, por que a trombose acontece? É o que vamos mostrar para você!

  • Sedentarismo

Se você trabalha o dia inteiro sentado em um escritório ou dirigindo por horas, pode adquirir o hábito de ficar muito tempo na mesma posição, e isso compromete a boa circulação sanguínea na região, o que pode formar coágulos e causar a trombose. Por isso, o melhor é sempre revezar sua posição e não se esquecer de praticar exercícios físicos regularmente, eles ajudam a circulação a ficar cada vez melhor. A trombose também pode aparecer em doentes que são obrigados há ficarem muito tempo deitados, sem praticar exercícios, ou mesmo andar. O ideal nesses casos é conversar com o médico e contar com a ajuda de um fisioterapeuta.

  • Hereditariedade

A herança de sua mãe, avó ou parentes de algum grau também pode ser decisiva no desenvolvimento da trombose. É que algumas famílias têm no seu sangue a tendência de coagular mais facilmente, um fator chamado de hipercoagulabilidade. Com os coágulos formados de maneira mais rápida, a trombose também pode aparecer mais facilmente. O ideal nesses casos é sempre consultar o histórico da família, e ir dando uma atenção especial com o médico especialista de forma preventiva, antes mesmo de alguns dos sintomas aparecerem.

  • Gravidez

A trombose na gravidez não é algo muito comum. Um estudo publicado no jornal científico norte-americano, The Lancet, identificou que duas a cada mil grávidas apresentam o quadro de trombose. O que representa que é algo raro, mas existe, principalmente se a grávida já apresenta predisposição a hipercoagulação sanguínea, ou, se ela já teve antes da gestação algum quadro de trombose. O ideal é fazer o acompanhamento médico e preventivo, para evitar o risco de embolia, que pode prejudicar a mãe e o bebê.

  • Outras doenças

Algumas doenças, como as ligadas ao coração ou mesmo úlceras e doenças pulmonares também podem facilitar a coagulação do sangue, e consequentemente, provocam a trombose. No caso do coração, o grande risco está em quem tem insuficiência cardíaca. Fraco, o coração bombeia uma quantidade menor de sangue, o que facilita a coagulação. O acompanhamento médico e preventivo nesses casos é sempre necessário.

  • Tabagismo

Fumar é um hábito que extremamente perigoso à saúde. Tanto, que a ONU considera o hábito uma epidemia mundial. Além ser o principal causador de câncer de pulmão, o cigarro também pode comprometer a saudável circulação do sangue, provocar mais facilmente a formação de coágulos no organismo e causar a trombose. O melhor é abandonar, de vez, esse hábito tão prejudicial.

  • Obesidade

O sedentarismo, um dos causadores da trombose que falamos por aqui, também se junta com a obesidade para aumentar ainda mais as chances do desenvolvimento da doença. É que o acúmulo de gordura pode exercer uma forte pressão sobre as veias e tornar a passagem do sangue ainda mais difícil, principalmente até as pernas.

 

Sintomas da Trombose

Os sintomas da trombose costumam ser bem claros e o diagnóstico da doença se dá muitas, vezes, diante deles. Confira alguns dos principais sintomas:

 

  • Inchaço: na região da perna e pés é um dos principais sintomas que ajudam a identificar a
  • Dor: nas pernas, panturrilha e pode chegar até aos pés. É possível também sentir algo como uma queimação na região da perna.
  • Roxo na perna: ou uma forte vermelhidão, também são sintomas típicos da doença.

O que é a Trombose?

Como tratar a trombose

Ao notar qualquer um dos sintomas que falamos por aqui, procure ajuda de um médico. O diagnóstico da trombose é feito através de exame de sangue, tomografia, venografia, ultrassom e outros exames que o médico achar conveniente. O tratamento costuma ser com remédios que ajudam a dissolver o coágulo e diminuem as chances de sequelas. Mas atenção: os medicamentos só podem ser utilizados sob prescrição médica!

Vale lembrar que é sempre muito importante tratar da trombose, em casos mais graves ela pode se tornar embolia e ser muito prejudicial à saúde, principalmente se for aos pulmões. Portanto, cuide-se sempre e evite ouso do cigarro e do excesso de álcool para ficar longe da embolia. Se você tem casos na família, vale sempre fazer os exames preventivos.

 

No próximo artigoEntenda a Endometriose

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: