O que é o joanete?

0

Algumas pessoas possuem uma pequena deformidade nos pés popularmente conhecida como joanete. No entanto, nem todas essas pessoas sabem exatamente do que se trata como ela surge, e quais são os tratamentos disponíveis para a resolução desse problema.

O que é o joanete cura tratamento

Figura 1 O que é o Joanete?       Imagem retirada da internet.

O joanete é um problema progressivo que, além de causar uma assimetria estética, também promove dores. Por isso, é importante saber exatamente quais são os recursos possíveis, para corrigir esse mal. Se você deseja saber mais sobre o que é o joanete e como ele pode ser tratado, acompanhe esse artigo.

 

Entenda melhor o que é o joanete

O joanete é o nome popular de uma deformidade chamada Hálux Valgo. Trata-se de uma saliência óssea, que se forma sobre a articulação na base do dedão do pé. O joanete forma uma espécie de calosidade que faz com que o dedão se desloque, passando a apontar no sentido do segundo dedo do pé. E em alguns casos a pele sobre o joanete pode ficar avermelhada e dolorida, se tornando muito sensível.

 

O que causa a formação do joanete?

De um modo geral, a principal causa do joanete é a pressão exercida sobre os dedos, por sapatos apertados, especialmente a pressão que é exercida nas pontas estreitas de sapatos e saltos.

A elevação que os sapatos de salto promovem aos pés, faz com que o peso corporal se desloque para a parte da frente do pé, contribuindo para a formação do joanete. No entanto, existem outros fatores de risco que podem promover o surgimento do joanete. Entre eles estão:

  • Uso excessivo de salto alto;
  • Sapatos menores que os pés, apertados ou com pontas estreitas;
  • Pés planos, também conhecidos como pés chatos;
  • Artrite;
  • Problemas congênitos como má formação dos pés;
  • Hiper mobilidade do primeiro raio, quando os ossos componentes do dedão possuem grande mobilidade.
  • Hereditariedade (casos de joanete na família).
O que é o joanete cura tratamento

Figura 2 Exemplo de um pé saudável e um com joanete –  O que é o joanete?    Imagem retirada da internet.

Sintomas do joanete

Agora que explicamos melhor o que é o joanete, conheça quais são os sintomas mais comuns desse problema:

  • Aparecimento de um calo duro na região do dedão do pé;
  • Inchaço, vermelhidão ou dor nos pés, em torno do dedão;
  • Deslocamento do dedão do pé na direção dos outros dedos;
  • Dor intermitente que persiste em não melhorar;
  • Dores nas juntas, que são agravadas pela pressão provocada por sapatos;
  • Em casos mais avançados, os outros dedos também podem “dobrar”, formando os popularmente conhecidos “dedos em garra”.

 

Como o joanete é diagnosticado?

Na busca pelo tratamento do joanete, o primeiro passo é buscar ajuda médica. O mais indicado é procurar por um médico ortopedista. O diagnostico será dado pelo especialista depois de um exame detalhado dos sintomas e pés do paciente. Ele deverá observará os movimentos do dedão, e procurar por sinais de vermelhidão, inchaço ou sensibilidade.

Após a realização do exame físico, um raio-X pode ser necessário para ajudar o médico a identificar a causa do joanete e avaliar seu grau, afim de chegar no tratamento mais adequado para cada situação.

 

Tratamentos disponíveis para o joanete

Os tratamentos disponíveis para o joanete variam de acordo com a intensidade do problema. Em casos mais amenos eles podem ser feitos em casa. Isso já costuma ser o suficiente para resolver os sintomas, embora não solucione o problema.

Em caso mais avançados do joanete, onde existem grandes deformidades ou dores intensas, a recomendação principal para a solução do problema é a cirurgia. Um procedimento conhecido como bunionectomia, que é realizado para realinhar o dedo e remover a calosidade.

Existem mais de 100 técnicas cirúrgicas diferentes para o tratamento do joanete. Por isso é de extrema importância que você procure um médico ortopedista de sua confiança.

Tratamentos caseiros para o joanete

Os tratamentos caseiros possíveis para casos leves ou moderados de joanete envolvem cuidados que precisam ser tomados em conjunto, veja quais são eles:

  • Mude seus sapatos: de preferência aos sapatos mais confortáveis, que ofereçam espaço para os dedos dos pés.
  • Considere o uso de talas: o médico pode recomendar o uso de talas que imobilizem o pé temporariamente, a fim de colocá-los na posição correta e evitar pressão sobre o dedão do pé.
  • Medicamentos: alguns analgésicos podem ajudar com a dor causada pelo joanete. No entanto, é importante que todos os remédios usados sejam recomendados pelo médico.
  • Palmilhas: as palmilhas almofadadas podem ser uma excelente alternativa para a diminuição da pressão exercida no pé. Reduzindo os sintomas do joanete e evitando a evolução do problema.
  • Compressas de gelo: as compressas de gelo aplicadas sobre o joanete, são muito uteis para o alivio da dor e a inflamação.
  • Adeus Joanete: Palmilha de silicone ortopédica com alta tecnologia para correção do problema, indicada por diversos profissionais de saúde.

O melhor jeito de lidar com o joanete ainda é prevenindo o surgimento dele, portanto se você ainda não tem, mas possui casos de joanete na família, esteja atenta. E se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e acompanhe toda a nossa serie sobre saúde. Nosso próximo assunto será sobre Treinamento Hiit. 

Fontes: Dicas de Mulher / Minha Vida

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: