Gravidez passo a passo

0

Quando uma mulher engravida, o feto passa por mudanças diárias, e o corpo da mãe também, para que seja possível acomodar e nutrir a nova vida. Cada bebê possui um próprio ritmo de crescimento e desenvolvimento, mas de acordo com observações gerais, é possível estabelecer uma como uma gravidez passo a passo pode acontecer.

 

A gravidez passo a passo é constituída por 40 semanas, sendo que o bebê pode nascer em uma data próximas as 40 semanas, antes ou depois, sem que haja consequências serias ou riscos.

 

Acompanhe a gravidez passo a passo

A seguir, para que esse assunto fique mais claro, você poderá ver quais são os principais eventos de uma gestação e acompanhar a gravidez passo a passo:

De 0 a 4 semanas – gravidez passo a passo

Assim que a fecundação ocorre, forma-se o zigoto, primeira célula embrionária, que rapidamente começa a se multiplicar e se movimenta em direção ao útero. Onde se prenderá a parede uterina, e poderá começar a crescer e se desenvolver.

A ausência de menstruação é um dos primeiros sinais de gravidez, mas é preciso esperar um tempo após o atraso menstrual, para se fazer o exame, ao menos uma semana, para que se possa evitar falsos negativos.

Nessa primeira fase, seu bebê será do tamanho de uma semente de chia.

De 4 a 8 semanas – gravidez passo a passo

A essa altura, começam a aparecer os primeiros sintomas de gravidez. E ao longo das próximas semanas, acontecerá uma série de alterações hormonais que afetarão todos os órgãos e sistemas do corpo da mulher. Os principais sintomas de gravidez são:

  • Ausência de menstruação;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tensão mamária, maior sensibilidade nos seios;
  • Cansaço, maior propensão a fadiga e sonolência no primeiro trimestre;

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de um feijão vermelho.

De 8 a 12 semanas – gravidez passo a passo

É possível que até a 12 semana a mulher ainda sinta algum mal-estar, com vômitos e náuseas, no entanto a essa altura a tensão mamaria poderá ter acabado. No primeiro trimestre, a fase mais delicada para o desenvolvimento do feto, é recomendado que se mantenha uma suplementação com ácido fólico, mas isso dependerá da prescrição médica.

Nessa época já é possível realizar a ecografia, exame que tem como objetivo:

  • Verificar se está grávida de um ou mais bebés;
  • Verificar se o feto está vivo;
  • Excluir a existência de malformações graves;
  • Exame que serve para rastrear a existência de trissomia 21;
  • Determinar com maior precisão a data provável para do parto.

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de uma lima.

De 12 a 16 semanas – gravidez passo a passo

Com o início do 2º trimestre, a maior parte dos incômodos chegam ao fim. E a gestante se sentirá muito mais disposta e faminta, é justamente nessa fase que o bebê começa a crescer e ganhar peso.

Nessa fase é preciso manter uma alimentação balanceada, uma suplementação de ferro e a pratica de algum exercício físico. Para que o bem-estar da mãe e do bebê sejam garantidos.

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de uma pera.

De 16 a 20 semanas – gravidez passo a passo

Nessa fase já é possível começar a sentir a movimentação do bebê. Se necessário, pode-se manter a suplementação alimentar com o ácido fólico e ferro. A partir de 15 semanas de gestação pode ser realizado rastreio bioquímico do 2º trimestre, responsável pelo rastreio de riscos de Síndrome de Down ou Trissomia 21. Mas este exame é opcional.

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de uma banana.

De 20 a 24 semanas – gravidez passo a passo

Seu útero já estará estendido até acima do umbigo, e sua barriga já estará grande, a ponto de qualquer pessoa perceber que está gravida. Se seu bebê ainda não se mexeu, você provavelmente começara a senti-lo se movimentando por volta da 21 semana.

Durante esse período também é possível realizar uma segunda ecografia, dessa vez morfológica. Para que seja possível acompanhar o desenvolvimento das estruturas anatômicas do bebê e detectar possíveis malformações.

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de uma espiga de milho.

De 24 a 28 semanas – gravidez passo a passo

Nessa fase gestacional, com o crescimento acelerado da barriga, pode ser recomendado o uso de uma cinta, para que o peso seja suportado e a lombar receba apoio. Também é possível que a mãe sente mais cansaço e peso nas pernas, e encontre dificuldades na hora de dormir, em relação a uma posição confortável.

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de uma berinjela grande.

De 28 a 32 semanas – gravidez passo a passo

À medida que o bebê cresce e ganha peso, a mãe acumula cansaço e junto com ele alguns desconfortos como dores nas costas, peso nas pernas, inchaço nos tornozelos, prisão de ventre e insônia.

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de um coco.

De 32 a 36 semanas – gravidez passo a passo

Nessa fase, além dos desconfortos já citado acima, a gravida poderá começar a sentir pequenas e rápidas contrações, no geral indolores, conhecidas como contrações de Braxton-Hicks.

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de um melão.

De 36 a 40 semanas – gravidez passo a passo

Com a proximidade do parto, as consultas com o obstetra se tornam semanais. Através de um cardiotograma (CTG) é possível avaliar a frequência cardíaca do feto, que geralmente é considerada normal entre 110 e os 160 batimentos por minuto, e as contrações uterinas. A partir da 37 semanas o bebê já será considerado pronto a nascer, e o parto poderá ocorrer a qualquer momento.

Nessa fase seu bebê atingirá respectivamente do tamanho de uma melancia.

Veja este artigo sobre “Gravidez na adolescência

Fonte: Mãe me quer

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: