Exercícios para acelerar o parto

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A gestação com certeza é um momento único na vida da mulher, porém no final da gravidez, já nas últimas semanas tudo parece demorar demais, a sensação de que o tempo não passa e isso ocorre porque já estamos cansadas e os incômodos começam a surgir como dores nas costas e dificuldade para dormir. Nesta fase final da gravidez vale a pena colocar em prática alguns truques, dicas e exercícios para acelerar o parto.

Exercícios para acelerar o parto

Se o seu objetivo é ter um parto normal quando o bebê começa a dar os primeiros sinais de que vai nascer, precisa estar em alerta e realizar algumas ações que colaboram para o momento tão esperado, sabemos que o bebê vai nascer no momento em que tiver pronto e em alguns casos a cesárea se torna necessária, entretanto, facilitar o trabalho de parto com algumas técnicas simples pode ser de grande valia.

Essas dicas são adequadas para todas as mulheres que desejam ou se programaram para um parto normal ou ainda as que querem facilitar o trabalho indicado pelo médico e devem ser praticadas a partir da trigésima sétima semana (antes não, porque o bebê seria considerado prematuro).

Exercícios e técnicas para acelerar o parto

Caminhada – Caminhar por aproximadamente uma hora auxilia no trabalho de parto, seja pela manhã ou tarde, o ideal é realizar a caminhada no período em que se sente mais disposta e também levar em consideração o clima (não é recomendando caminhar se o sol tiver muito forte, por exemplo). A caminhada acelera o trabalho de parto porque facilita a dilatação e assim o bebê fica na posição correta para nascer encaixando na pelve, também auxilia a afinar o colo do útero. Escolha um lugar adequado como um parque ou ainda em uma esteira sempre tomando cuidado. No geral, os exercícios como caminhada não possuem restrição, mas é sempre importante pedir a opinião médica. Se não tiver muita disposição para caminhar uma hora seguida faça períodos de 30 minutos.

Exercícios Físicos – Você já deve ter visto inclusive as mamães “fitness” que fazem até musculação, exercícios aeróbicos e acrobacias até os últimos momentos da gestação, mas saiba que é preciso cautela no geral essas mamães já praticavam exercícios físicos antes da gestação e o corpo está acostumado com um ritmo mais pesado e mesmo assim é fundamental conversar com seu médico.

Se você está liberada para praticar exercícios alguns são bem indicados:

Agachamento – Facilita a dilatação e auxilia para que o bebê desça para o canal do parto.

Exercícios para acelerar o parto

Pilates – A bola utilizada na prática de Pilates também é aderida nos hospitais para acelerar o parto porque contribui muito para a dilatação. Algumas academias inclusive possui um programa de Pilates especifico para as futuras mamães.

Exercícios para acelerar o parto

Dançar – A dança possui movimentos que além de relaxar o corpo e promover uma sensação de bem estar é uma excelente aliada para facilitar o trabalho de parto. Algumas mulheres relatam que dançar após a 37ª semana aumentam as chances de uma dilatação completa e mais rápida.

Não precisa passar o dia todo fazendo exercícios físicos, de 20 a 30 minutos diários de duas a três vezes por semana é o suficiente.

Exercícios a Dois – Você sabia que ter relações sexuais ajuda a acelerar o trabalho de parto? Isso porque a atividade estimula a produção de uma série de hormônios que contribuem para o relaxamento do colo do útero e o sexo está liberado mesmo nos momentos finais da gestação.

Acelerar o trabalho de parto – Outras dicas

Beber água de hora em hora – essa dica pode parecer estranha, mas facilita à dilatação isso por causa do processo que o organismo faz para absorver a água e consequentemente fazer xixi auxilia na dilatação. Sons com “A” também ajudam muito no momento do trabalho de parto fale palavras com som de “A” mais presente e também cante isso ajudará no relaxamento da musculatura da parte superior deixando o corpo menos rígido.

Banho quente – Pode ser de banheira ou chuveiro o ideal é que o banho esteja de morno para quente, bolsa de água quente na região lombar também contribui para que o corpo relaxe facilitando a dilatação.

Exercícios para acelerar o parto

Experimente também

– Você sabia que beijar e rir também contribui para o trabalho de parto? Isso porque liberamos a endorfina e ocitocina que ajudam a lidar com as dores (quando elas chegarem) além de firmar o vínculo com o bebê.

– Estimular os mamilos algumas vezes ao dia (essa prática também libera ocitocina).

– Comida apimentada, mas nesse caso tenha cautela se não está acostumada com comidas apimentadas, tem problema no intestino ou azia melhor evitar.

Acupuntura para acelerar o trabalho de parto – de acordo com algumas pesquisas realizadas as agulhas introduzidas em pontos específicos do corpo podem contribuir para a dilatação.

Todas essas dicas são indicadas para mulheres que não possuem nenhuma restrição médica.

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