Burpee – Conheça as vantagens desse exercício

0

Burpee – Um exercício poderosíssimo para você!

 

O burpee é um exercício extremamente complexo, muito utilizado na atualidade em estúdios de crossfit e em treinos militares. Apesar de ser normalmente associado como castigo durante os treinamentos , o burpee é um exercício completo em muitos aspectos e que proporciona diversos benefícios ao corpo.

Burpee

Burpee

Veja mais sobre o burpee: o exercício que pode fazer milagres no seu corpo.

Mas, afinal, o que é o burpee?

Burpee é um exercício criado na década de trinta pelo médico norte-americano Real Burpee e se popularizou quando as Forças Armadas dos Estados Unidos passaram a utilizar como forma de avaliar força, agilidade e coordenação motora dos recrutas e novos recrutas durante a Segunda Guerra Mundial.

O burpee começa em agachamento com as mãos apoiadas no chão, em seguida, as pernas são jogadas para trás, fazendo uma prancha, voltando rapidamente para a posição de agachamento, então há a finalização com um salto com os braços levantados para cima. Simples de decorar, mas complexo de executar!

Veja abaixo as vantagens deste exercício para você!

Melhora cardiorrespiratória

A velocidade extremamente rápida que o corpo vai da posição horizontal para a vertical seguidas vezes acelera a respiração e a circulação, melhorando a capacidade cardiorrespiratória do praticante. Além do mais, a sua demanda típica deste exercício também requer muito da capacidade cardiorrespiratória. Caso você tenha algum problema cardiorrespiratório, consulte um médico e procure um profissional de educação física antes de realizar o burpee e/ou qualquer tipo de exercício.

Coordenação corporal

Ninguém executa o burpee mais perfeito e correto do mundo nas primeiras vezes em que faz o exercício. Com o tempo, a técnica e a velocidade se aprimoram e refinam. A coordenação motora é essencial para diversos movimentos aeróbicos e ginásticos no crossfit. Mas, não somente isto, a coordenação também é muito importante em atividades do dia a dia e ainda podem melhorar a sua coordenação desde a academia até aquela prática esportiva favorita sua.

Emagrecimento com Burpee

Com a frequência respiratória e o metabolismo aumentados, a execução do burpee gera queima calórica. Quando executado com frequência e em alta intensidade, de acordo com o seu ritmo e supervisionado por um profissional, o exercício proporciona a queima de gorduras no corpo de quem pratica.

burpee

Disciplina nos treinos

Por que burpee é associado a castigos? Simplesmente pelo fato de que os atletas não gostam do movimento. Sabendo dos benefícios e com objetivo de disciplinar, professores e técnicos fazem uso do burpee quando alunos não cumprem algumas regras. Algumas vezes, ainda, é utilizado quando o aluno não atinge algum objetivo em tempo ou distância no treino, por exemplo.

Força nos membros superiores e inferiores

Para ter velocidade para ir ao chão e se levantar muito rapidamente, os atletas usam a força das pernas e braços para saltar e empurrar o chão, respectivamente, controlando o peso do corpo. Logo, o exercício não exige só da aptidão física e cardiorrespiratória, como também força explosiva nos braços e pernas. E esta força de potência requerida faz com que a força dos membros seja muito aumentada no burpee.

Não precisa de equipamentos

Diferente da maioria dos exercícios altamente eficazes, o burpee não necessita de equipamentos. Basta um bom tênis e um chão no qual não irá machucar suas mãos. Esta é uma das grandes vantagens do burpee: desde a academia tradicional até em um final de tarde no parque ou em casa, o burpee certamente poderá se encaixar na sua rotina de exercícios.

Se adapta à (quase) todo tipo de treino

A menos que você tenha algum problema de saúde e não possa fazer este exercício ou alguma recomendação específica, o burpee, apesar de ser um dos queridinhos do crossfit, pode ser incluído no funcional e na musculação comum também, além de outros treinamentos aeróbicos que você possa fazer. Treinos esportivos também costumam conter o burpee na preparação física.

Veja onde e quando você pode colocar o burpee no seu treino e divirta-se!

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: