Benefícios do treino funcional

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Se você pratica exercícios físicos em uma academia, com um profissional, ou mesmo em casa, provavelmente já ouviu falar sobre o treino funcional. Mas você sabe exatamente do que se trata? Se não sabe, ou sabe, mas apenas superficialmente, não se preocupe. Trouxemos esse artigo para lhe explicar melhor sobre o assunto e mostrar todos os benefícios da funcional.

treino funcional

Treino funcional  Imagem retirada da internet.

 

 

O que é a o treino funcional?

O treino funcional, é uma junção de exercícios que imitam movimentos naturais, realizados no nosso dia a dia. O treino é baseado em movimentos como agachar, levantar, pular, saltar, dobrar, virar, torcer, andar e correr.

Em geral, são exercícios bem dinâmicos e mais divertidos que os tradicionais, reproduzindo movimentos realizados no cotidiano de todas as pessoas. Movimentos que realizamos quando limpamos a casa, lavamos o carro, seguramos um bebê e assim por diante. O treino funcional prepara nosso corpo para essas tarefas diárias.

Normalmente realizamos essas atividades utilizando apenas o peso do nosso próprio corpo, mas é possível adicionar pesos extras e acessórios como bolas suíças, fitas elásticas, cordas, medicine ball entre outros.

 

Tipos de treinamento funcional

Qualquer série criada especificamente para o aluno pode ser chamada de treino funcional. É possível alternar circuitos, agachamentos, saltos, giros, pilates e aparelhos que auxiliem nas atividades.

Uma das apostas mais procuradas são as atividades suspensas para secar a barriga. Realizadas com equipamentos especiais, que possibilitam a execução dos movimentos com o corpo suspenso no ar. Usando apenas o próprio peso. Outra opção de treino funcional, é o ‘beach training’, que proporciona uma queima calórica muito maior que os treinos realizados em academias.

Benefícios do treino funcional

O treino funcional desenvolve todo o corpo de uma forma mais eficiente, já que ele trabalha todas as regiões, movimentando-as de uma maneira integrada, ao contrário da maioria dos treinos convencionais, que trabalham apenas com exercícios localizados. Durante o treino funcional é possível trabalhar diversas capacidades físicas com apenas um exercício.

São muitos os benefícios da funcional, uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que não haja nenhuma restrição médica. Mesmo quem não pratica nenhuma atividade física, pode fazer o treino e desfrutar de todos os benefícios da funcional. Nesses casos é apenas recomendado que se comece com exercícios mais simples.

como praticar treino funcional

Imagem retirada da internet.

Benefícios da funcional

Entre os principais benefícios da funcional, os mais importantes a serem destacados são:

  • Os treinos são adaptáveis as necessidades de cada pessoa;
  • Treino divertido e motivador;
  • Melhora na postura;
  • Aumento do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Ganho de massa simétrico, esteticamente proporcional;
  • Trabalha diversas habilidades motoras, melhora a coordenação;
  • Aumenta a agilidade dos movimentos;
  • Amplia a flexibilidade;
  • Aumento da força muscular;
  • Treino de movimentos e não apenas músculos;
  • Alivio de dores nas costas;
  • Melhora do sistema cardiorrespiratório;
  • Aumenta a estabilidade e saúde da coluna vertebral;
  • Tonificação dos músculos;
  • Melhora estruturas afetadas por lesões, em processo de reabilitação
  • Emagrecimento saudável, devido à grande queima calórica.

 

Musculação X Treino Funcional

Agora que o treino funcional foi apresentado, você deve estar curioso em saber se ele realmente substitui a musculação. A resposta para essa dúvida é que depende, isso irá variar do resultado que você espera atingir.

O treino funcional agrega definição muscular e volume, mas de uma forma harmonicamente estética. Se esse é o seu objetivo, então a resposta é sim. Agora, se você espera atingir um físico muito maior, como um fisiculturista, aí você precisará acrescentar a sua rotina exercícios de musculação. Pois apenas ela será capaz de proporcionar o volume esperado.

Na opinião de alguns profissionais da área de educação física, o ideal mesmo, é unir os dois métodos de exercícios para que seja possível obter uma maior eficiência. Também é importante ressaltar que tanto o treino funcional quanto a musculação podem melhorar a qualidade de vida consideravelmente. No entanto, a musculação tem como foco aumentar a força, já o treino funcional tem o objetivo de ampliar características como agilidade, resistência, velocidade, flexibilidade, potência e diversas outras capacidades físicas comuns aos seres humanos.

Os benefícios da funcional são muito maiores que os da musculação, por isso, quando esses dois treinos são aliados, os ganhos podem ser incríveis. Além do aumento de gasto energético, será possível desenvolver diversas outras capacidades físicas. Por isso, a junção dos dois treinos tem sido tão recomendada.

 

Os benefícios da funcional são muito maiores

Agora que você já sabe todos os benefícios da funcional, e viu a comparação dela com o treino de musculação. Fica fácil optar por inserir o treino funcional na sua rotina. Além de extremamente dinâmico e divertido.

O segredo para que você consiga iniciar, e se manter em uma prática esportiva, está em se adaptar bem ao tipo de exercício, modalidade ou treino escolhido. Se você gostou dessas dicas e está interessado em saber mais informações sobre assuntos relacionados à saúde, acompanhe nossa série de artigos de saúde, que foi criada especialmente para deixar nossos leitores por dentro de todos os assuntos mais relevantes na busca por uma melhor qualidade de vida e bem-estar físico e mental.

Nosso próximo artigo será sobre maneiras de acabar com o estresse.

 

Fontes: Saúde e Esporte / Cia Atlética / Educação Física

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