Benefícios do Cranberry

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Se você é uma pessoa antenada as novidades alimentares saudáveis, ou simplesmente adora vídeos de receitas, provavelmente já viu, ou ouviu falar de uma frutinha chamada Cranberry.

Benefícios do Cranberry

Figura 1 Benefícios do Cranberry   Imagem retirada da internet.

 

Muito comum nos Estados Unidos, o Cranberry a algum tempo vem ganhando fãs também no Brasil, tudo, graças os seus benefícios no trato de problemas urinários. O que talvez grande parte das pessoas não saiba é que essa frutinha possui diversos outros benefícios a saúde. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre o assunto.

 

O que é o Cranberry?

O Cranberry é uma fruta rica em nutrientes e cheia de benefícios à saúde, muito popular na América do Norte. Integrante do grupo das berries, que no Brasil são conhecidas como:

  • Blueberry – Mirtilo,
  • Raspberry – Framboesa,
  • Golden berry,
  • Strawberry – Morango,
  • Goji berry,
  • Cranberry – Oxicoco,
  • Cherry – Cereja,
  • Blackberry – Amora.

O Cranberry é fruta pequena e muito ácida, originaria de um pequeno arbusto comum na América do Norte. Muito usado por tribos indígenas como alimento, medicamento e em cerimonias.

 

Principais nutrientes do Cranberry

O Cranberry é uma fruta rica em proantocianidina, substância que, de acordo com estudos, é entre 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E, para evitar a aderência e a translocação, saída do intestino para o trato urinário, especialmente para bactérias do tipo E. Coli na mucosa da bexiga, sendo assim uma excelente combatente a infecções do trato urinário.

A fruta também é composta por vitaminas C e E, e substâncias antioxidantes, como flavonoides e os ácidos fenólicos. Veja mais alguns nutrientes importantes encontrados no Cranberry:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Potássio
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Fibras
  • Substâncias antioxidantes
  • Substancias diuréticas!

 

Benefícios da Cranberry

O Cranberry já se mostrou muito eficaz no tratamento e na prevenção de doenças do trato urinário como:

  • Cistite,
  • Infecções de urina,
  • Incontinência urinária,
  • Bexiga neurogênica.

Isso porque o Cranberry é rico em proantocianidina, uma substância muito potente na manutenção da boa saúde do trato urinário. Ela também é rica em antioxidantes, substancias que combatem os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, promovendo uma força a mais na prevenção de doenças como o câncer.

Algumas pessoas usam o Cranberry para aumentar o fluxo urinário, para matar germes, melhorar a cicatrização da pele e controlar a febre. Graças ao seu alto teor de antioxidantes, é muito comum também a ingestão da fruta por pessoas portadoras de:

  • Diabetes tipo 2,
  • Síndrome da fadiga crônica,
  • Escorbuto,
  • Pleurisia,
  • Câncer e,
  • Doenças cardiovasculares.

Figura 2 Suco de Cranberry – Benefícios do Cranberry           Imagem retirada da internet.

Além desses benefícios, tomar um copo de suco de Cranberry todos os dias pela manhã, poderá lhe promover diversos outros benefícios, veja quais são:

  • Baixo teor calórico,
  • Acelera o metabolismo,
  • Promove saciedade,
  • Previne inúmeras doenças, como o câncer, AVC e pressão alta,
  • Combate o envelhecimento celular
  • Excelente fonte de vitaminas A, C e K
  • Rica fonte de polifenois como o resveratrol, que protege o coração,
  • Diminui os níveis de colesterol no sangue,
  • Previne a gastrite e úlcera, impedindo a fixação de determinadas bactérias na mucosa estomacal,
  • Previne a placa bacteriana.

 

Onde comprar o Cranberry?

No Brasil é um tanto complicado encontrar a fruta em seu estado natural, por aqui as versões mais fáceis de serem achadas são da fruta congelada e seca. O suco de Cranberry também pode ser facilmente encontrado em supermercados, feiras orgânicas e lojas de produtos naturais. Existem também as opções em capsulas, que podem ser facilmente adquiridas.

 

Contraindicações do consumo de Cranberry

De um modo geral, o consumo do Cranberry é seguro para todas as pessoas, desde que sua ingestão não passe a quantidade diária recomendada, aproximadamente 480 ml.

Para gestantes e mulheres lactantes, não é recomendado o uso de suplementos de Cranberry, apenas por não se saber com exatidão se eles são seguros a esse grupo de mulheres.

Riscos do consumo de Cranberry

O Cranberry contém quantidades altas de ácido salicílico, assim como a aspirina, portanto é preciso que pessoas alérgicas a essa substancia evitem seu consumo. É preciso ressaltar ainda que alguns sucos de Cranberry disponíveis no mercado possuem adição de açúcar, portanto, devem ser evitados por pessoas diabéticas.

O suco de Cranberry é rico também em oxalato, e pode aumentar os níveis dessa substância na urina em até 43%. Pedras nos rins são formadas principalmente pela combinação de oxalato e cálcio. Portanto, pessoas com histórico desse problema precisam estabelecer uma quantidade segura de consumo da fruta, estabelecida por um profissional da saúde.

É preciso estar atento a alguns efeitos colaterais promovidos pelo uso excessivo dessa fruta também, que são, dores no estomago e diarreia leve.

 

Sendo assim, é possível concluir que o Cranberry é uma fruta rica em nutrientes e capaz de promover diversos benefícios a saúde. No entanto, é preciso sempre estar atento a quantidade diária de consumo e condições mais adequadas para tal, para que não haja riscos.

Se você gostou desse artigo, e gostaria de saber mais sobre saúde, acompanhe nosso blog. Nosso próximo tema será sobre maneiras de combater o ronco!

 

Fontes: Minha Vida / Vix / Natue Life

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