Benefícios da caminhada

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Um dos melhores e mais fáceis exercícios de serem praticados é a caminhada. Além de não exigir nenhuma habilidade nem custos, ela pode ser realizada a qualquer hora do dia e não possui restrição de idade.

Benefício da caminhada

Benefício da caminhada

Se você é uma pessoa não acostumada com exercícios, pode começar com 10 ou 15 minutos de caminhada, 3 vezes por semana. E com o passar do tempo e o desenvolvimento de uma maior resistência, promover um aumento na duração da caminhada.

Os benefícios da caminhada são inúmeros, para facilitar, separamos uma lista com os mais importantes, para que você sinta motivação, e comece hoje mesmo a praticá-la. Acompanhe a seguir.

 

Melhora a circulação

Caminhar por aproximadamente 40 minutos, pode reduzir a pressão arterial por até 24 horas depois da atividade. Isso ocorre pode durante a caminhada, o fluxo sanguíneo aumenta, expandindo os vasos e baixando a pressão.

Melhora a função pulmonar

Outro dos inúmeros benefícios da caminhada é a melhora nas funções pulmonares. A troca gasosa é muito intensa quando caminhamos com frequência, e isso promove a eliminação de impurezas do órgão. Deixando os pulmões mais livres de poeiras e catarros.

Aumenta o bem-estar e combate a depressão

Quando nos exercitamos, nosso corpo produz uma grande quantidade de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando tornamos a caminhada frequente, a endorfina é produzida automaticamente.

Caminhadas em áreas verdes, como jardins e parques, podem ser muito benéficas à saúde mental. Melhorando o humor e a autoestima

Corpo são, mente sã

Quando se pratica diariamente um exercício, colocando o corpo em forma, os efeitos do envelhecimento são retardados. E esse feito também ocorre no cérebro, à prática de exercícios aumenta os circuitos cerebrais e reduzem os riscos de problemas de memória e atenção.

Os estímulos recebidos quando se caminha, aumenta a coordenação, e promove um aumento de capacidade de respostas a estímulos visíveis, táteis, olfativos e sonoros.

Reduz a sonolência

Caminhar durante o dia, promove picos de produção de um hormônio estimulante chamado adrenalina. Essa substancia deixa o corpo muito mais disposto nas horas após a prática do exercício. Outros benefícios da caminhada promovido por consequência desse é a melhora da qualidade de sono.

Perda e manutenção de peso

Esse provavelmente é um dos benefícios da caminhada mais famosos e mais incentivadores da prática do exercício. Caminhar promove a perda de peso, por aumentar a queima calórica corporal.

Quando se pratica a caminhada, mesmo horas depois do termino do exercício o organismo continua queimando calorias, isso acontece porque a caminhada promove a aceleração do metabolismo graças ao aumento da circulação, respiração e da atividade muscular.

Diminui a compulsão alimentar

De acordo com pesquisadores, fazer caminhada pode diminuir o vício por chocolate e a compulsão por doces. Bastam 15 minutos em uma esteira, para que uma redução significativa na vontade de comer guloseimas diminua.

A caminhada libera um hormônio, chamado endorfina, que relaxa e combate o estresse, resultado que muitas pessoas procuram compulsivamente na comida.

Previne derrames e infartos

Quem caminha previne o surgimento de doenças cardiovasculares. Por auxiliar no controle da pressão sanguínea, a caminhada se torna um importante fator de proteção contra derrames e infartos. Os vasos sanguíneos se tornam mais elásticos e mais propícios à dilatação na ocorrência de possíveis obstruções. Impedindo que as artérias parem de transportar sangue.

Além disso, a caminhada também regula os níveis de colesterol no organismo, diminuindo a produção de gorduras ruins, que facilmente se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos e podem provocar derrames e infartos. Ele também aumenta a produção do famoso colesterol bom, conhecido como HDL.

Melhora a Diabetes

Esses são mais um dos muitos benefícios da caminhada, ela aumenta a produção de insulina, a substância responsável por absorver a glicose no organismo. A atividade do pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina, e do fígado são estimuladas com a caminhada, por causa da maior circulação sanguínea em todos os órgãos.

É importante mencionar também que o treino aeróbico intenso causado pela caminhada, é capaz de acabar com a resistência do organismo a insulina, um motivador importante para o desenvolvimento da diabetes.

Quanto maior for à quantidade de insulina no sangue, maior será a capacidade de as células metabolizarem a glicose. Quando esse açúcar circula livremente no sangue, sem a ação da insulina, pode ocorrer a diabetes.

Os benefícios de caminhar são muitos, todos comprovados e garantidos. Se você leva uma vida muito sedentária e tem pensado em começar a praticar um exercício essa é uma excelente escolha. Comece com apenas alguns minutinhos, três vezes por semana, e se sentir bem, vá aumentando o tempo, o ritmo e a frequência de acordo com o seu limite. O bem-estar e a melhora na saúde são garantidos!

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