Benefícios da atividade física

0

Como sair do sedentarismo pode ajudar você a ter mais saúde e bem-estar? A gente mostra!

Não é segredo para ninguém que os exercícios físicos fazem muito bem. Quando você sai do sedentarismo sua saúde e seu bem-estar agradecem! Mas, mesmo assim, cerca pesquisas do IBGE mostram que mais de 60% da população brasileira acima dos 15 anos não pratica exercícios regularmente. Por isso, para fazer você levantar do sofá e começar a mudança na caminhada ou na academia, mostramos os benefícios da atividade física na sua vida!

 

Atividade física faz bem para a saúde

benefícios da atividade física na sua vida!

É só ir ao médico fazer um check-up que ele logo pergunta: “Como vão às atividades físicas?”. E essa pergunta não é à toa. Os exercícios físicos fazem muito bem para a saúde. Listamos alguns desses benefícios:

Ajuda o coração: o seu cardiologista já deve ter avisado, mas a gente reforça por aqui que praticar atividade física ajuda muito na hora de prevenir doenças cardíacas. A prática é capaz de diminuir as taxas de colesterol, ajuda a regularizar os níveis de glicemia e melhora a circulação sanguínea.

O resultado? Uma pressão arterial mais regularizada e a saúde do seu coração em dia. Mas vale lembrar que é o médico que vai falar em qual frequência você pode fazer os exercícios, sem prejudicar sua saúde.

Fortalece o sistema imunológico: faça o teste de começar a praticar exercício físico e repare que você terá menos gripes ao longo do tempo e se sentirá mais forte. Isso acontece, porque quando o corpo está em movimento não são só os músculos que ficam mais fortes, mas, sim, todas as funções do nosso metabolismo. O resultado é uma maior imunidade, o que deixa os resfriados bem longe.

Reduz o risco de obesidade: esse é um benefício já bem conhecido do exercício físico. Aliás, muitas pessoas recorrem à atividade, justamente, para emagrecer. Quando saímos do sedentarismo, a tendência é reduzir os níveis de gordura e as calorias no organismo e, como consequência, ver a balança mostrar um peso menor.

E controlar o nosso peso não é só uma questão de estética, mas também de saúde. Afinal, o sobrepeso pode provocar diversas doenças como a hipertensão e o diabetes. Mas vale lembrar que, o peso diminui apenas se o exercício físico também for combinado com uma dieta que contenha alimentos saudáveis no cardápio.

Garante a saúde dos ossos: a Associação Nacional Contra a Osteoporose de Portugal garante em seu portal que, uma vida ativa em exercícios físicos é muito importante para a saúde dos nossos ossos. A atividade física é capaz de reduzir os riscos de fraturas, diminuir as chances de queda, diminuir dores crônicas como as que muitas pessoas sentem nas costas, melhorar a força muscular e a postura. Se mexer também é um bom remédio para o tratamento de pessoas que têm a osteoporose. Claro que também com a supervisão médica e respeitando os limites de cada um para garantir uma boa saúde.

Bem-estar

benefícios da atividade física

Mas não é só para a saúde que o exercício físico faz bem, praticar uma atividade regularmente também tem muito impacto na nossa vida pessoal e no nosso bem-estar. Quer ver?

Aumenta a autoestima: quem não quer ter um corpo bonito? E quando o exercício físico faz a gente olhar com orgulho para o espelho tudo fica melhor! E a melhora acontece não só quando o assunto é redução de peso. Praticar uma atividade pode também colaborar para que o fluxo de sangue melhore no nosso cérebro e a sensação de bem-estar se torne maior, assim como a melhor capacidade de enfrentar os problemas do nosso cotidiano, deixando o pessimismo bem longe.

Diminui o estresse e a ansiedade: nada de cabeça quente, quem pratica exercícios físicos vai, com certeza, andar mais calmo por aí. É que quando nosso corpo está em movimento uma substância chamada endorfina é liberada. Esse hormônio traz para o nosso cérebro uma maior sensação de bem-estar e diminui a tensão. Para ficar ainda mais relaxado, experimente praticar atividades físicas ao ar livre e ligadas a meditação como, por exemplo, a Yoga.

Melhora o sono: depois de um treino, quem não quer ter uma boa noite de sono? Pois é, mas muita gente enfrenta todas as noites a insônia crônica e demora muito para conseguir dormir. Como melhor isso? Mais um benefício do exercício físico! Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP) mostrou que o exercício aeróbico moderado pode ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar, em média, uma hora do tempo de sono. E não é só isso, a atividade física também diminui a latência de sono (que é aquele sono mais leve).

Melhora as relações pessoais: garantindo mais saúde e bem-estar não é de se estranhar que o exercício físico também melhore nossas relações pessoais. Afinal, a gente se sente muito melhor ao ir para uma festa com a autoestima em dia. Não é verdade? Ou em ficar do ladinho de quem a gente ama, estando longe do estresse.

 

E aí? Gostou de saber um pouquinho mais sobre os benefícios dos exercícios físicos? Eles fazem realmente muita diferença na nossa vida! Mas não se esqueça de que para ter uma vida saudável é também preciso se alimentar bem. E para começar desintoxicando preparamos uma listinha com sucos detox, que você acompanha no próximo texto!

 

 

 

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: