Acabe com o estresse!

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O estresse é um dos problemas do século, e geralmente ele vem acompanhado, ou é o causador, de diversos outros problemas de saúde, como depressão, cansaço, irritabilidade, ansiedade, alterações hormonais, pressão alta e muito outros. Por isso, se diz muito que para garantir uma boa saúde é preciso acabar com o estresse.

 Acabe com o estresse 

 Acabe com o estresse 

 

Por mais que ele possa por vezes parecer inofensivo, um dia de estresse pode afetar muito o funcionamento do organismo, promovendo diversos distúrbios e até complicando doenças já existentes.

De um modo geral, as tarefas do dia a dia, como o trabalho, as situações domésticas e questões familiares são os maiores causadores de estresse. Se você vem sofrendo com o estresse e anda procurando maneiras para pôr um fim nisso, descubra nesse artigo como acabar com o estresse.

 Acabe com o estresse 

O que pode causar o estresse?

Existem muito motivos causadores do estresse, desde pequenas situações que se acumulam, até imensos problemas inerentes a qualquer um. Na maior parte dos casos, o estresse está ligado a adaptações ou mudanças de rotina. Veja quais são os principais fatores causadores desse problema, e saiba como acabar com o estresse:

  • Morte de pessoas próximas,
  • Doença própria ou de alguém próximo,
  • Emprego novo, pressão ou prazos no trabalho,
  • Casamento, separação ou divórcio,
  • Gravidez, parto e a maternidade,
  • Problemas financeiros,
  • Problemas judiciais,
  • Presença em acidentes, assaltos, mortes, etc.,
  • Eventos com multidões ou muito importantes,
  • Congestionamentos de trânsito,
  • E diversas outras situações que causem ansiedade, traumas ou preocupações.

Se você sente que o estresse tem afetado profundamente sua saúde, vale a pena buscar ajuda profissional, para que a causa dele seja identificada, e assim a correção do problema seja mais assertiva. Um psicólogo é a melhor opção para esses casos, e a maneira mais efetiva de acabar com o estresse.

 

Como o estresse age no seu organismo?

Quando passamos por uma situação de estresse, nosso organismo libera diversos hormônios e toxinas prejudiciais ao organismo, que podem causar além dos problemas citados acima, outros como:

  • Gastrites e úlceras estomacais,
  • Infecções oportunistas,
  • Problemas no desempenho profissional,
  • Problemas de memória e concentração,
  • Consumo excessivo de álcool e outras substâncias como o tabaco,
  • Náusea e enjoos e mal-estar,
  • Paranoia e outros distúrbios psicológicos,
  • Baixa autoestima,
  • Discussões excessivas.

 

Como acabar com o estresse?

Há algumas dicas que podem lhe ajudar a ter mais calma e tranquilidade na hora de enfrentar os problemas e compromissos do dia a dia. Elas também são muito úteis para que você consiga relaxar após um dia difícil, onde as situações de estresse não eram esperadas. Veja as maneiras mais práticas de evitar ou mesmo acabar com o estresse:

Como acabar com o estresse

Exponha seus sentimentos: não acumule nem guarde sentimentos ruins. Procure sempre desabafar suas angustias com alguém de sua confia, e se sentir vontade, brigue, grite e chore, você se sentirá muito melhor depois.

Pratique exercícios: extravasar a raiva e os problemas na prática de exercícios de alta intensidade é uma saída excelente para acabar com o estresse. E ainda mantem o corpo em forma. A prática de exercícios libera substâncias como a endorfina, que promove um imenso bem-estar.

Cuide da respiração: em momentos de alto estresse, nos tendemos a perder o controle da respiração, e isso só piora as coisas. Portanto, quando se encontrar com um imenso problema nas mãos, pare por um segundo e respire fundo, contando até 10. Parece uma dica simples e batida, mas funciona.

Massagem também ajuda: uma boa massagem também ajuda muito a aliviar as tensões e esquecer por um instante dos problemas, pode ser mesmo uma automassagem.

Assista um pouco de TV: isso mesmo, procure um programa que você goste, pode ser um filme ou uma série por exemplo. Esse tempo desligado do mundo real ajuda a relaxar e afastar os problemas, tornando-os muitas vezes menores.

Seja grato: uma ótima maneira de afastar a ansiedade e diminuir as aflições é refletindo sobre as coisas boas que existem em sua vida. Apenas 5 minutos de gratidão por dia são capazes de abaixar consideravelmente os níveis de cortisol no sangue. Diminuindo o estresse.

Cuida da alimentação: existem alimentos e bebidas, como o chá verde, por exemplo, que ajudam a controlar os níveis de estresse. O Chá verde, possui substâncias que diminuem a inquietação e melhoram a disposição em minutos.

Fale baixo: evitar gritos e tons de voz mais alterados ajuda a se manter mais calmo, mantendo os batimentos cardíacos tranquilos e diminuindo a pressão sanguínea.

Abrace quem você gosta: um abraço de uma pessoa querida é extremamente terapêutico e ajuda muito nessas situações. Cientistas descobriram recentemente que um abraço produz oxitocina, o hormônio da calma.

Cheire um cafezinho: sei que pareceu estranho, mas acredite, funciona! Apesar de a cafeína ser uma substancia estimulante, o cheiro do café possui uma função contraria. O cheiro do café estimula nosso corpo a produzir antioxidantes, substancias que auxiliam no combate à ansiedade.

 

São dicas simples, e algumas até inusitadas, mas extremamente eficazes! Se você vem procurando maneiras de acabar com o estresse, vale testar cada uma delas e ver quais terão maior eficiência no seu caso. Se você gostou desse artigo, veja esta matéria sobre “Camomila, o que é e para que serve?”

Fontes: Boa Forma e Saúde / M de Mulher /

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