Malhação ou treino: Saiba a diferença

0

Conheça as diferenças entre essas duas palavras e se é melhor treinar ou malhar

Se exercitar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer ao seu corpo. Sair do sedentarismo significa se prevenir de muitas doenças crônicas, da obesidade, dores no corpo, claro, garantir o bem-estar e a saúde mental. Relaxar na atividade física e trabalhar o dia inteiro sentado, ou só sair de carro de casa pode trazer consequências graves hoje e amanhã.

Por isso, cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância de não deixar a academia ou as caminhadas ao ar livre para trás. Mas, se você está começando agora no mundo fitness já deve ter se perguntando: “treinar e malhar é a mesma coisa?” Podemos responder para você que não é, e mostramos neste artigo o porquê!

Malhação ou treino

Malhação x Treino

 

Malhação:

Um termo que está ficando cada vez menos usado, e a palavra treino ganha o vocabulário de quem costuma frequentar a academia. Mas o que pouca gente sabe é o que o significado das duas pode ser bem diferente. E olha só por que:

Malhação ou treino

Regularidade:

podemos considerar qualquer atividade física que você faça aqui enquadrada nos dois termos, como natação, caminhadas, corridas e outros esportes. Mas vamos usar como exemplo a academia, que anda sendo a escolha de quem quer começar a sair do sedentarismo e conquistar o corpo que sempre desejou. Se você vai à academia, a primeira pergunta que deve se fazer para saber se o que faz é um treino ou uma malhação é “qual é a regularidade que me exercito?”. Pode ser que você tenha dito ao seu professor que iria três vezes por semana à academia, quando na verdade só vai uma… ou pode ser que você vá regularmente, todos os dias e horários combinados com o personal. Para o primeiro caso, da pessoa que não vai com regularidade e abre mão da academia por qualquer compromisso, podemos dizer que ela está “malhando”, para o segundo, da que vai sempre, ela só pode estar “treinando”.

Objetivos:

Quando a gente começa a praticar um exercício físico, seja ele qual for, sempre temos um objetivo. Pode ser emagrecer, ganhar músculos ou só sair do sedentarismo e cuidar da saúde para o futuro, o que já é uma ótima ideia. E quem treina leva esses objetivos muito a sério. Tanto, que faltar em um dia na academia é quase impossível, assim como não seguir todas as recomendações do personal. Já quem malha, acaba não levando tão à sério assim… Os objetivos podem até chegar, mas o prazo será longo, porque os treinos não surtirão efeito imediato e serão postos sempre em segundo plano.

Acompanhamento integral:

Outra característica de quem treina, e não malha, é sempre contar com um acompanhamento multidisciplinar. O que isso significa? Que essa pessoa estará amparada por um nutricionista, que vai mostrar como a alimentação balanceada pode ajudar nos treinos, por um médico, já que o treino será mais eficaz depois que todos os exames estiverem em da e por um personal trainer, capaz de descrever todos os treinos, com base nos resultados esperados. Já quem malha, raramente vai ter esse acompanhamento e vai achar mesmo que só as idas, de vez em quando a academia, serão suficientes para perder peso ou ganhar massa muscular. O que é ruim tanto para alcançar os resultados desejados, quanto para a saúde, que deve sempre estar preparada para o exercício físico.

Evolução:

Uma coisa que um bom treino sempre vai ter é a evolução. O que significa que hoje se você está pegando uma carga de 10 kg, certamente no próximo mês pode chegar a 15 kg ou a 20 kg. E isso acontece porque o corpo vai pegando cada vez mais força e se adaptando àquele movimento. Já quem malha… pode até ver sua evolução ser decrescente: mês passado você conseguia levantar 10kg, nesse mês, por faltar tanto nos treinos e não se acostumar, pode ter passado até a pegar menos do que isso. A própria palavra treino, denota se preparar, para evoluir. Ou seja, quem treina está mesmo disposto a evoluir cada vez mais, e consequentemente, a conquistar mais rapidamente seus resultados.

É melhor, então, treinar ou malhar?

É como quando a gente faz a um curso. O que é melhor: frequentar sempre as aulas e seguir a risca os estudos passados pelo professor ou ir só de vez em quando a aula e nem saber direito qual é a matéria que está fazendo? Bom, se você escolheu a primeira opção, é melhor treinar. O treino é sempre algo levado a sério, que traz resultados satisfatórios. Malhar por malhar, sem objetivos, metas, pode até tirar você da condição de pessoa sedentária, mas não vai trazer os resultados de maneira eficiente, como muitas pessoas desejam.

Malhação ou treino

O melhor mesmo é pegar firme nos treinos e ter em mente que, assim como o seu trabalho ou seus estudos, o exercício físico é uma coisa séria, que vale a pena ser levado a sério com compromisso sempre!

 

Veja este artigo com 10 dicas para perder peso rápido.

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: